5 curiosidades sobre o Rio Grande do Sul que você não sabia

Um dos estados mais conhecidos e amados do Brasil é o Rio Grande do Sul, conhecido por sua cultura, gastronomia, tradições, vinhos, e pelos lugares de tirar o fôlego!

Com uma área de quase 300 mil quilômetros quadrados, e cerca de 497 municípios, o estado dispõe de uma série de mistérios e curiosidades que você certamente não imaginava que pudessem existir. Por isso, que tal conhecer 5 curiosidades sobre esse estado, e descobrir um pouco mais sobre seus encantos para além de Gramado e Canela?

1) Seu litoral apresenta a maior faixa de areia contínua do planeta

Pois é! Com 224 km de extensão a famosa praia do Cassino, localizada no município de Rio Grande, é a maior faixa de areia do mundo, e está localizada bem no sul do estado.

2) O mercado Público de Porto Alegre já passou por vários incêndios

Um dos principais mercados públicos do país, ele já sofreu um total de 4 grandes incêndios desde que foi inaugurado no final do século XIX.

3) Bah e Tchê são duas expressões sem as quais nenhum gaúcho forma uma frase

Assim como o “uai” em Minas, as expressões “Bah” e “Tchê” são indispensáveis na fala dos gaúchos, sendo utilizadas para demonstrar admiração, espanto, surpresa, e um tanto de outras emoções que não daria para exemplificar por aqui.

4) A maior lagoa do mundo fica por lá

Outra curiosidade que talvez você não saiba consiste no fato de que a maior lagoa do mundo fica no Rio Grande do Sul; e é chamada de Lagoa dos Patos. Com uma área equivalente a 8 cidades de São Paulo juntas, ela conta com mais de 100 espécies, e é uma atração à parte do estado.

5) Não importa a temperatura, sempre vai haver alguém te oferecendo um chimarrão

Se você já foi ao Rio Grande do Sul, sabe que uma das principais bebidas de lá é o chimarrão, feito a base de Erva-Mate, servido bem quente. Mas, não se engane! Embora seja uma bebida típica do inverno, ele é tomado o ano todo, e sempre vai haver alguém te oferecendo, mesmo em temperaturas acima dos 30ºC.