Primeiro dia da missão gaúcha na Feira de Hannover tem foco em sustentabilidade e inovação

Começou nesta segunda (17/4) a programação oficial da Feira de Hannover, na Alemanha. Uma comitiva gaúcha participa do evento. O vice-governador Gabriel Souza e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, visitaram os pavilhões dedicados especialmente à divulgação de tendências em sustentabilidade, inovação e tecnologia industrial. Eles também participaram de circuitos guiados e da prospecção com novas empresas.

A primeira atividade do dia foi a abertura do estande oficial da indústria brasileira, com mais de 200m² e liderado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). São 170 brasileiros presentes na feira e a maior participação do Brasil até hoje. Mais de um terço representam o Rio Grande do Sul. “Estamos nos preparando para aproveitar o atual momento do mundo e ter cada vez mais protagonismo, atrair novos negócios, agregar valor aos produtos gaúchos e gerar mais emprego e renda para o Estado”, disse Gabriel.

O vice-governador também destacou que as principais demandas globais atualmente – inovação e sustentabilidade – estão sendo tratadas na feira e também são iniciativas pensadas de forma permanente pelo Estado. “O Rio Grande do Sul tem um grande potencial nesse sentido, através da energia limpa, eólica e fotovoltaica, e também do hidrogênio verde, assim como tem potencial para a inovação e para novas soluções tecnológicas. Estamos falando de um Estado que tem essa vocação, que é a sede do South Summit Brazil e que ocupa o primeiro lugar no ranking de inovação no país”, explicou.

Polo endossou a vocação gaúcha a partir do centro dos debates em Hannover e adiantou que eles também farão visitas técnicas a empresas e a negócios, com o objetivo de ampliar as relações comerciais do Estado. “Essa também é uma das missões que temos. Além de buscar tecnologia, promover produtos, dar apoio aos nossos empreendedores e abrir mercados, queremos atrair novos investimentos”, afirmou. O secretário disse ainda que a missão permite contatos importantes que ajudam a aproximar relações. “Vamos prospectar investimentos para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”, frisou.

Circuito guiado

O grupo também participou do circuito guiado da SAP, líder global no segmento de software de gestão de empresas. Instalada em São Leopoldo desde 2006, o SAP Labs Latin America tem como premissa a responsabilidade social e o ecossistema ao seu redor com práticas sustentáveis, o ESG, sigla em inglês para meio ambiente, social e governança.

Recentemente, a unidade gaúcha foi ampliada, oferecendo cerca de duas mil vagas para colaboradores locais e estrangeiros. Com a expansão, o SAP Labs Latin America é considerado um dos grandes hubs globais de inovação, pesquisa e desenvolvimento, ao lado de países como China, Estados Unidos, Índia e Canadá.