Smart Cities Park debate cidades inteligentes na serra gaúcha

O secretário ajunto da Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Raphael Ayub, participou da abertura da segunda edição do Smart Cities Park, nesta quarta-feira (22), em Nova Petrópolis. O evento reuniu gestores públicos, representantes de entidades e empresas líderes do mercado da inovação e da tecnologia para discutir soluções, tendências e o desenvolvimento econômico dos municípios.

Ayub, que representou o governador Eduardo Leite no evento, enfatizou a importância da tecnologia como catalisadora de transformações positivas no ambiente urbano, destacando iniciativas inovadoras que estão sendo implementadas no âmbito governamental para impulsionar o progresso e a eficiência em diversas áreas, como mobilidade, segurança e gestão pública.

Conforme o secretário adjunto, o governo tem projetos com objetivo de integrar diversos setores dos municípios gaúchos, como transporte, energia, saúde, segurança, educação e governança, por meio de soluções tecnológicas. “Da eficiência energética à gestão de resíduos, passando pela mobilidade sustentável e segurança, as cidades inteligentes estão moldando nosso presente e construindo um futuro mais conectado e sustentável”, ressaltou Ayub.

Também participaram da abertura do evento o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes, diretor do instituto que promove o Smart Cities Park e presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CMN), Paulo Ziulkoski, o vice-presidente da Rede Brasil de Inovação e Cidades Inteligentes, Paulinho Salerno, e presidentes das associações de municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pará e Pernambuco.